terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A Escolha da Agência



Bom, esse post é bem pessoal, mas vamos lá,
Primerissimo…
Vamos as agências de Au Pair que existem. ( Se faltar alguma, que certamente irá, e alguém souber pode falar :)
Enfim nomes de agencias ( as que tem um “*" são as que eu já visitei)  :
  • CI *
  • Cultural Care *
  • Experimento  *
  • STB
  • InterChange
  • Go Au Pair 
  • Expert Au Pair
  • EurAuPair
 Além dessas agências existem os sites, que fazem o intermédio entre você e as famílias (porem sem garantia de nada, segurança, conforto e etc) Então infelizmente não posso indicar nenhum site. 
Vamos as experiências, é meio grandinho mas vale ler para não passar perrengue :
CI - Au Pair Care. Nota : 6
A CI foi a primeira agência que eu fiquei sabendo sobre o intercâmbio, visitei uma das franquias e fiz minha prova lá no começo de 2012. Eu ainda tinha 17 anos, não tinha um inglês intermediário Nem aqui nem na china, , mas fiz a prova para testar. (Não paguei nada na época) E eu passei no teste por um tris .
 Eu lembro que era MUITO cansativo, tinham imagens e áudios e opções. Eu nem esperava passar, mas é claro que fiquei muito feliz e vim para casa procurar ainda mais  sobre esse intercâmbio.
Foi aí que eu percebi que tinham muito mais agências, maiores, talvez melhores *-*

 Eu comecei a procurar, e procurar, e ver videos e mais videos e descobri a  Cultural Care.
Cultural Care- Nota: 0
Os videos e os blogs que eu via só falavam dessa agência, as meninas se gabavam de historias legais e de como a Cultural Care tinha muitas famílias e etc. 
Então eu fiz minha escolha. Eu queria uma agencia maior,e que me desse mais oportunidades. Comecei um curso de Inglês ( Super bom por sinal, depois vou fazer um post  puxando mais o saco ) e fui visitar a agência aqui em SP,  que é simplesmente incrível !
 É enorme, bonita e sofisticada. (Não é como as utras agencias  de intercambio que é só uma salinha pequena)
 Enfim, você é obrigado a assistir a uma palestra ao invés de falar diretamente com alguém. E  foi isso que eu fiz, foi em 2013, eu tinha acabado de fazer 18 anos, e ainda estava sem a CNH, planejando uma viagem para a Alemanha.

Fui pra Alemanha => Voltei => Tirei minha carteira de motorista=> Esperei Minha Mãe Casar => 

 E  em Fevereiro de 2014 eu liguei lá na Cultural Care para me inscrever, a mocinha do telefone me achou no sistema  e disse que havia marcado meu "teste Psicológico" e meu "teste de inglês" para Sábado, só que eu teria que assistir a uma palestra antes. ( A mesma!) Ok. 

  Eu corri até lá, ouvi a palestra explicando sobre o programa novamente (explicando o que eu estava careca de saber né kk mas ok). A palestra foi dada por duas ex Au Pairs, e a primeira frase foi " Gente, a gente sabe que tem Au Pair reclamando de suporte  na internet, mas elas não falam com a gente, resolvem postar antes de virem falar e exageram muito" (Historinha pra boi dormir né gente, sim , falaram isso na maior cara de pau)  Também falaram mal das concorrentes, e eu me minha mãe já nos entre olhamos com indagação, tipo cadê a ética ?

Resumindo:
 Depois da palestra não haviam marcado meu teste de inglês, alegando que depois que eu tivesse assistido essa tal palestra eu deveria voltar a assistir outra pra então poder marca-lo . 
Enfim, pedi para que me atendessem no dia, já que o erro foi da empresa.

Eu paguei 40 reais =) (taxa cobrada para o teste de inglês)

Me atenderam então com má vontade,
Uma ex Au Pair, sentou numa salinha comigo, e falou comigo em inglês por uma hora e meia.
Sobre minhas experiencias, sobre minha ida a Alemanha e sobre o que eu pretendia fazer quando voltasse.

Enfim depois que eu contei da minha experiência de mais de 3.000 horas, depois de eu ter contado o quanto eu realmente gosto de crianças e falado que planejava fazer faculdade quando voltasse dos EUA . Ter contando da minha viagem para Alemanha onde eu fiz amigos e fiquei por três meses falando só inglês fora de casa. (tudo isso em inglês)

A Au Pair, entrevistadora, psicologa, chegou a conclusão que meu inglês era muito básico, que minhas experiências que consegui com criança fora do país não valiam de nada e que eu não era o perfil do intercâmbio. (entre outras coisas absurdas que pretendo contar p vcs mais pra frente)

Acabou a entrevista a mulher levantou e saiu ( Será que ela não foi com a minha cara galera ?)

Eu chorei, e nesse dia eu achei que tudo o que eu tinha feito tinha sido em vão e que eu era horrível no inglês e que ninguém aceitaria minhas experiências com crianças. <- PENSAMENTO IDIOTA, que minha mãe e meu namorado me fizeram tirar no mesmo dia.

A mulher fez questão de me mandar um e-mail dizendo que eu não era o perfil da Cultural Care, tchau e benção e boa sorte no futuro ! (tipo nem se eu quisesse eu poderia ir pela agencia, porque uma ex au pair mau humorada resolveu isso) < - Grande EMPRESA GALERA

Eu não indico a Cultural Care pela a ausência de critério e  ética na empresa.
Pelo teste psicológico ser dado em inglês, numa entrevista normal e sem ser aplicado por uma psicóloga. (O que é crime, mas whatever, estamos no Brasil)
E também porque participo de grupos de Au Pairs e muitas pessoas que foram por essa agência se deram mal na parte do suporte nos Estados Unidos.

Mas eu acredito em Deus, e eu sei que ele colocou em pratica aquilo que eu peço todos os dias :"Livrai-me de todo Mau".
 Na época eu não entendi, me senti injustiçada. ( O que me fez amadurecer também) 
As coisas são como devem ser, 

e então eu fui conhecer a Experimento.
Experimento APIA - nota 10 ( até agora) <- Agencia pela qual estou indo.
Depois de pesquisar melhor, vi que a agencia mais confiável era a APIA, apesar de supostamente ter menos famílias, é a agencia mais organizada.
Lá eu tive que fazer 3 testes de inglês:
  1. O teste Michigan - 100 perguntas (minimo de acertos 60)
  2. ITEP- Teste que envolve listening e speaking direto com o computador.
  3. Entrevista - Dada pela sua agente, toda em inglês
Fora isso passei por um teste psicológico ( em português claro)

Confesso que morri de medo, ainda mais por tudo o que eu ouvi daquela pessoa Cultural Care, principalmente sobre o meu inglês. Mas eu passei em tudo, com notas altas e prometi pra mim mesma que nunca mais iria deixar que alguém me faça acreditar que eu não posso alguma coisa.


Então se você quer saber sobre preços:

Se você quer saber sobre preços a Experimento- APIA, não é a mais barata, nem a Cultural Care pra falar a verdade. 
Mas eu acredito que valha a pena juntar uma grana antes de ir, do que ir por qualquer agência só pelo preço bom.
Com menos de 5 mil reais você faz esse intercambio e sobra dinheiro. (Isso em qualquer agencia)

Minha dica pra vocês, é ler muito blog, pesquisar muito sobre  a agencia aqui no Brasil, e também nos Estados Unidos, principalmente na área de seguros de saúde e suporte a Au Pair.

Só feche com uma agência se você sentir segurança, e se você achar uma pedra no seu caminho, use ela pra construir seu castelo..
Não deixem que lhe digam quem vocês são, ou do que é que vocês são capazes,
Disso só vocês sabem ;)

Então é isso, 
Qualquer dúvida é só deixar um comentário.
e Boa sorte nessa jornada <3


Nenhum comentário:

Postar um comentário